-
Arquitetos: Srijit Srinivas - ARCHITECTS
- Área: 117 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Justin Sebastian
-
Fabricantes: Electrodynamic, Geosam, Greenlam, Hybec, Prisha, Trojan, cera
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes (um casal de engenheiros de TI) apresentaram um terreno extremamente estreito em Thiruvanthapuram, Índia, como parte de seu briefing de projeto. O desafio inerente foi acomodar uma generosa área construída de 117 m2 no alongado lote de 283 m2 que, ao excluir os recuos obrigatórios nas laterais, têm apenas 4,8 m de frente (ou uma mera largura de sala).
A solução de projeto resultante forneceu áreas de estar, jantar e cozinha no térreo, juntamente com um quarto privativo. O primeiro andar acomoda a suíte master com varanda e closet, sala de estar para o cliente dar aulas de mridangam (instrumento de percussão), além de uma suíte adicional com closet, que também alternativamente funciona como um estudo. Uma cobertura de dimensões normais para o carro não era viável, dada a escassez de espaço do terreno mas, alternativamente, um local parcialmente coberto foi concebido para permitir acesso em qualquer clima desde o carro até a porta da frente.
Apesar do envoltório da edificação ser estreito, este fato não comprometeu a entrada e luz e circulação de ar. O projeto também aproveitou a inclinação longitudinal do terreno criando um nível rebaixado seguindo os contornos naturais e, nesse processo, otimizou os custos de fundação.
Ao entrar na casa, somos recebidos por um pátio interno cuja vegetação é banhada pela luz natural proveniente da claraboia superior. Este 'oásis' em miniatura fornece o foco emotivo, conectando visualmente a sala de estar e o espaço de jantar em ambos os lados. A escada minimalista em concreto aparente envolve o espaço verde que leva para cima, ao mesmo tempo em que proporciona interesse visual por meio de seu contraste contido de recuos e protuberâncias silenciosas.
A cozinha está localizada na parte posterior do terreno em um nível mais baixo. O uso cuidadoso de volumes internos expandidos verticalmente, sempre que possível, e de uma tríade funcional de espaços mutuamente fluidos, como a sala de estar, jantar e cozinha (e conectados verticalmente pela escada de concreto) nega com sucesso qualquer percepção das constrições volumétricas do terreno estreito. A configuração de pé-direito duplo da sala de jantar conecta-se com a planta do pavimento superior e acentua a experiência visual geral da edificação.
A abordagem minimalista também encontra expressão nos vários elementos de design de interiores, como guarda-roupas, estantes, aberturas, etc. – todos reduzidos ao mínimo necessário. Os quartos - com um planejamento cuidadoso do espaço - embora pequenos, oferecem além do lugar para dormir, uma área de estudo integrada e guarda-roupas. A claraboia na sala de estar do pavimento superior confere ao espaço um caráter acolhedor para complementar o uso pretendido como um local informal de treinamento de mridangam. O quarto principal do andar superior se abre para uma varanda com persianas proporcionando privacidade e brisa fresca, e uma revigorante interação de luz e sombras ao longo do dia.
Esta casa mostra o poder do projeto e planejamento espacial proposital para oferecer funcionalidade e charme, mesmo em lotes restritos.